segunda-feira, 20 de junho de 2011

Crônicas

CALÇADAS

Em Vila Velha/ES, no início do governo municipal, foi afixado nos ônibus urbanos um cartaz que descrevia o CÓDIGO DE POSTURA DE CALÇADAS.

Entendemos por calçada o espaço destinado aos pedestres, espaço este não respeitado pelos proprietários dos imóveis que não se preocupam em acabar com os inúmeros buracos nas suas calçadas.

Quando vi e li o Código de Postura de Calçada, fiquei feliz. Imaginei que a Prefeitura passaria a exigir que todas as calçadas fossem refeitas dentro das normas ali estipulas pelo Departamento de Obras da Prefeitura. Exultei com a notícia imaginando uma cidade sem buracos e as calçadas passariam a ser realmente PASSEIOS, aonde crianças e idosos pudessem desfrutar daquele espaço, não somente para caminhar, mas também para passear com os netinhos sem medo de cair e se ralar todo.

Infelizmente o cartaz não permaneceu nos ônibus. Muitas pessoas o ignoraram e os avisos foram esquecidos, rasgados, e amassados dentro da lixeira do coletivo. Vi algumas calçadas novas dentro das normas, mas, ignoro se a Prefeitura passou a cobrar dos proprietários de imóveis a Postura correta de sua calçada.

Pois bem, há poucos dias tivemos a notícia de que os idosos estão caindo mais. Essas quedas são atribuídas à pouca visão, à hipertensão, às diabetes, à falta de cuidados dos parentes, entretanto, ninguém se referiu ÀS CALÇADAS.

Citam, tropeçou num buraco e caiu.

E esse buraco estava onde? Certamente numa calçada.

Tempos depois em bairros mais afastados do Centro do Município, moradores começaram a embelezar a rua onde moram com calçadas bem construídas, revestidas de cerâmica antiderrapante e acabamento de granito assentado em cima do meio fio o que eleva a altura da calçada em cinco ou seis centímetros.

Particularmente o idoso, acostumado a elevar o pé para subir na calçada encontra uma outra medida daquela com a qual estava acostumado durante muitos e muitos anos de sua vida.

E pode crer, o idoso tropeça e cai se machuca todo e nada acontece com o proprietário infrator do Código de Postura de Calçadas.

Não há fiscalização e, encontramos degraus na divisa de uma propriedade e outra, subidas abusivas para entrada de carro, vasos de vários tamanhos enfeitando a frente das casas, construção indevida na calçada, lixeiras em lugar impróprio, tudo isso e muito mais impedindo a acessibilidade de todos, particularmente dos idosos, cadeirantes e deficientes visuais.

Sei que a Prefeitura tem muito a fazer em Vila Velha, entretanto, vai aqui uma sugestão:

  1. Fazer as calçadas mediante pagamento parcelado dos proprietários.
  2. Com aviso prévio e prazo determinado multar os proprietários de terrenos baldios, infestados de lixo, sem muro e sem calçada.
  3. Mostrar-se solidária com os mais pobres oferecendo-lhes material sendo a mão de obra por conta própria, com prazo para término, dentro das normas municipais.
  4. Reformulação das calçadas mais altas, construídas com piso sobre piso, infringindo o Código de Postura.

Com pequenas particularidades nos bairros de Vila Velha teremos uma cidade digna para se morar e os idosos, cadeirantes e deficientes visuais, agradecem.

*

Moradora de Guaranhuns, 77 anos de idade, com o rosto ralado por tropeçar numa calçada acima da altura prevista pelas normas Técnicas, e acabamento com piso antiderrapante.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário